Visitantes anônimos, Tráfego

Digital e Vendas 12 de Jun de 2024

Veja Parte do Tráfego Deslogado no seu site, 95% do Total

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No mundo digital, onde a informação é a moeda mais valiosa, um dos grandes desafios é conseguir enxergar o tráfego de Internet para entendê-lo.

Os gestores de marketing trabalham para visualizar este universo, e conseguem em parte, visto que uma outra parte significativa se dissipa. Ou seja, é uma audiência desperdiçada por não poder ser enxergada. É o tráfego anônimo.

Mais de 95% dos visitantes não se logam e não preenchem formulários

Existem vários tipos de visitantes, alguns mais rápidos, outros que navegam pelo seu site, etc. Dentre eles, somente uma pequena amostra será identificada. Assim, os gestores de marketing estimam que mais de 95% dos visitantes são anônimos ou deslogados, não revelando sua identidade ou seus desejos. Isso significa que eles não são identificados individualmente.

Para a maioria das empresas, essa multidão anônima representa uma audiência desperdiçada, um reino inexplorado de oportunidades perdidas. Para os gestores de marketing, é uma mina de ouro de informações que não possuem nome nos relatórios.

No final das campanhas de tráfego, além dos visitantes conquistados, seria importante visualizá-los, para que entrem no universo de prospects. Ou seja, pessoas que se interessaram pelo seu site e seu produto ou serviço. Eles poderão ser os leads, depois clientes.

Perceba as demandas de clientes pelo tráfego do seu site
Analisar os dados deve ser uma rotina permanente para empresas que querem enxergar dados importantes em seus mercados. Compreender como as pessoas interagem com um site ou plataforma online pode fornecer insights valiosos para ajustar estratégias de marketing e melhorar a experiência do usuário.

Nova tecnologia identifica visitantes anônimos via Big Data

Neste cenário, a tecnologia surge para derrubar essa barreira do desconhecimento. A tecnologia cookie pool atua através de uma tag específica de alto poder de leitura de tráfego. Ela faz uma varredura geral e consegue captar informações, identificando parte dos visitantes deslogados.

Isso significa que as amostras de visitantes serão compostas de uma parte de clientes, outra de leads e uma terceira de visitantes anônimos, ampliando o universo de informações. Assim, a nova tecnologia transforma dados fragmentados e soltos em insights acionáveis, armas poderosas para conquistar clientes.

Os grupos extraídos poderão ser interpretados de forma a facilitar o cálculo do modelo do cliente ideal para futuras campanhas de marketing.

Os Benefícios da Identificação de Visitantes

As vantagens de ter um grupo maior de visitantes que possuem “nome e endereço” são muitas. As empresas podem fazer suas próprias bases de dados e fazer uma comunicação permanente com eles.

Naturalmente, é preciso respeitar a legislação de dados (no Brasil a LGPD), acionando somente os visitantes que já permitiram contato no próprio site. Então, com o devido respeito à privacidade do usuário, veja os benefícios de identificar visitantes anônimos:

  • Empresas ampliam seus DataBases: Com mais dados, as bases das empresas terão mais prospects, leads e clientes, ampliando os trabalhos de comunicação periódica.
  • Campanhas de marketing mais eficazes: Direcionamento das mensagens para o público certo, no momento certo, aumentando as chances de conversão, como um arqueiro certeiro que acerta o alvo.
  • Melhor Retorno do investimento otimizado (ROI): Gastos menores com publicidade para obter mais resultados, maximizando o retorno do seu investimento em marketing, como um gestor que otimiza seus recursos.
  • Experiência do usuário: Personalização da navegação e as ofertas de acordo com os interesses de cada visitante, criando uma experiência mais satisfatória e engajadora.
  • Fidelidade do cliente aumentada: Conhecimento melhor dos clientes, é possível construir relacionamentos mais duradouros e assertivos.

Exemplo prático: Uma empresa de turismo que utiliza a leitura de audiência pode identificar que um visitante deslogado pesquisou sobre pacotes de viagem para o Caribe. Com base nessa informação, a empresa pode identificá-lo e enviar-lhe um e-mail personalizado com ofertas de pacotes para o Caribe.

Assim, ela poderá destacar os diferenciais da empresa e as vantagens de viajar com ela. Como resultado dessa estratégia, ela poderá prever maior chance de o visitante se tornar um cliente e realizar a viagem dos seus sonhos.

DataTag, o Sistema Pioneiro de Leitura de Tráfego de Internet

Nesta era de predominância cada vez maior da tecnologia de dados, as grandes plataformas estruturadas de informações são determinantes para o sucesso das empresas. Ou seja, todas as ações necessariamente passam pelos Big Datas.

A PH3A Tecnologia de Dados possui um dos maiores e mais estruturados Big Datas do Brasil. São milhões de registros de pessoas e empresas, cada um com dezenas de atributos. Assim, a PH3A desenvolveu ferramentas que integra ao seu Big Data, obtendo benefícios para centenas de empresas.

No campo da tecnologia de leitura de tráfego, a PH3A desenvolveu o DataTag, uma ferramenta de grande poder de leitura de tráfego de Internet. Assim, o DataTag passou a ser o pioneiro na tecnologia cookie pool, de forma a identificar visitantes anônimos.

Isso acontece porque, na medida em que os visitantes navegam por páginas e links, o DataTag faz uma correlação entre cada um deles e o Big Data da empresa, identificando uma parte da visitação e agrupando os anônimos separadamente. E, naturalmente, todo o processo ocorre com respeito absoluto à legislação de dados e à privacidade do usuário.

Comparativo de Leitores de Tráfego - Google Analytics x DataTag
O DataTag tem o grande diferencial de captar informações individualizadas de parte da movimentação anônima gerando mais leads. Ele traz uma gama de informações encontradas no Big Data da empresa.

Mais Dados, Mais Precisão para Calcular a Persona

Com mais informações sobre a visitação do site, será possível agrupar dados e fazer avaliações dos pontos em comum dos seus visitantes. Ou seja, o cruzamento e conferências de informações no Big Data trará informações dos atributos coincidentes dos seus visitantes.

Nesse sentido, o Big Data estruturado tem a capacidade de trabalhar cada registro e cruzar informações vindas da plataforma do cliente com bases pré-existentes, de forma a conferir e confirmar dados, e captar características segundo os grupos.

Inteligência de Dados Agrupa por Atributos, Veja o Principais

Os visitantes possuem muitos atributos e o agrupamento feito pela Inteligência de Dados geralmente elucida o perfil dos prospects. Ou seja, depois de algum tempo no site, o grupo de visitantes que o DataTag captou deverá sugerir certos critérios para determinar a Persona. Dentre os principais, destacam-se:

  • Dados demográficos: idade, sexo, localização, renda, nível de escolaridade, estado civil, etc.
  • Comportamento online: páginas visitadas, tempo gasto em cada página, cliques em links, downloads realizados, dispositivos utilizados, etc.
  • Interesses: hobbies, marcas favoritas, palavras-chave pesquisadas, etc.
  • Intenções: sinais de compra, como pesquisas por produtos específicos ou comparação de preços, etc.

Normalmente, podem haver outros critérios mais específicos. Porém, de um modo geral, esses são os principais no Big Data, de forma a delinear um perfil muito preciso da Persona.

Dominando a Arte da Análise de Tráfego

As empresas que desejam implementar a tecnologia de leitura de audiência deverão se voltar para a inteligência da tecnologia de dados. Assim, para se tornar um mestre na leitura de audiência, siga estes passos:

1. Implemente a tecnologia DataTag em seu site: Implemente esta ferramenta poderosa e siga as instruções de adaptação, como um aprendiz que estuda com afinco os ensinamentos do mestre.

2. Defina seus objetivos: Estabeleça suas metas. Aumentar as vendas, gerar leads ou melhorar o engajamento? Conhecer seus objetivos é fundamental para ser bem-sucedido.

3. Estude sua audiência: Entenda as mensagens do seu tráfego. Divida sua audiência em grupos com interesses e comportamentos semelhantes, como um estrategista inteligente que estabelece sua rotina para os próximos dias, meses e anos.

4. Personalize a experiência: Crie conteúdo, ofertas e campanhas direcionadas a cada segmento do seu público. Quanto mais você personalizar a comunicação, maior será a chance de conversão.

5. Meça e analise os resultados: Monitore o desempenho de suas campanhas e refine sua estratégia em rotina que será permanente. A leitura de audiência passa a ser um processo contínuo.

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Com a leitura de tráfego e a tecnologia de identificação de visitantes, as empresas poderão ultrapassar os limites de desconhecimento da navegação anônima. Isso trará muitos benefícios aos gestores de marketing.

O segredo do sucesso no mundo do marketing será sempre oferecer produtos e serviços para o público certo, no momento certo. Então, quanto mais as empresas se aprimorarem nessa rotina, mais assertivas e rentáveis serão suas campanhas. Assim, conhecer a visitação do site sempre será fundamental para o sucesso nas operações de marketing.

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Adriano Cortês

Jornalista, designer e produtor de conteúdo, atua no segmento de tecnologia de dados e empreendedorismo digital.

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