Você sabe por que devemos investir na cobrança digital?
Entre os objetivos dessa maneira de cobrar os clientes está a redução da inadimplência, que atualmente atinge mais de 60 milhões de consumidores no Brasil. Além disso, podemos destacar a praticidade de sistemas automatizados, a economia gerada para as empresas, o conforto e a diversidade de opções oferecidas aos clientes.
Neste post, vamos explicar mais sobre a cobrança digital para empresas, sua evolução ao longo do tempo e, também, alguns cuidados necessários para evitar que essa prática deixe de ser uma solução para se tornar um problema. Fique conosco, caro leitor, acompanhe os tópicos a seguir e tenha uma excelente leitura!
Adeus ao telefone
Principal instrumento para cobrança até então, o contato telefônico está aos poucos sendo substituído por meios digitais porque os hábitos do consumidor estão mudando também. Hoje, as pessoas estão cada vez mais conectadas à internet e realizam suas atividades por meio de dispositivos móveis.
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad C) — divulgada este ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) —, são 116 milhões de pessoas conectadas à internet, o que representa 64,7% da população com idade superior a 10 anos.
Novas tecnologias
Ainda de acordo com a pesquisa, o celular é o principal aparelho para acessar a internet no país. O dispositivo é utilizado por 94,6% dos internautas, ficando à frente de computador (63,7%), tablet (16,4%) e televisão (11,3%).
Diante desses indicadores, é inevitável considerar que a cobrança digital ganha cada vez mais espaço. Os empresários têm percebido isso e investido em novas formas de fazer cobrança, como aplicativos e tecnologias como CRM e BI integrados, em detrimento de prosseguir com cobrança via ligação telefônica.
Vantagens da cobrança digital para empresas
Cobrar é sempre um processo complexo e difícil, não é verdade? Ao mesmo tempo que a inadimplência prejudica o fluxo de caixa do negócio, fazer cobrança custa dinheiro e, por isso, é importante que seja eficiente e resulte em vantagens para o empreendimento, principalmente o pagamento por parte dos consumidores.
A implementação de soluções tecnológicas de cobrança visa, evidentemente, a uma série de benefícios para a empresa, especialmente melhorar o relacionamento com o cliente e receber pagamentos. Afinal, a tecnologia surgiu para aproximar as pessoas dos serviços, romper as barreiras espaciais e otimizar processos burocráticos.
Vejamos, a seguir, algumas das principais vantagens da cobrança digital para empresas:
Alternativas diversificadas e facilidades
Por meio de aparatos digitais, é possível realizar cobrança de diversas formas e ainda oferecer facilidades ao cliente. Quanto mais meios de interlocução com o consumidor — comunicando acerca da dívida e das formas de negociação —, maior será a efetividade do serviço.
Comodidade e segurança
Com a internet, é viável realizar as transações pelo próprio dispositivo móvel, evitando filas em bancos, caixas eletrônicos e agências de pagamentos. Portanto, contar com soluções digitais de cobrança e pagamento proporciona benefícios e segurança, tanto para a empresa como para o cliente.
Profissionalização do sistema de cobrança
A profissionalização do sistema de cobrança requer, hoje, recursos tecnológicos, independentemente do porte da empresa. Com isso, a cobrança digital contribui com a diminuição da inadimplência e ainda estreita os laços com o consumidor.
Otimização do serviço
É importante destacar que a cobrança digital é otimizada e torna todo o processo financeiro mais rápido. Os gestores estão frequentemente em busca de soluções que otimizem e desburocratizem as empresas. Portanto, o investimento em tecnologia é indispensável para inovar os procedimentos de cobrança e melhorar os resultados do negócio.
Redução de custos e eficiência
Essa talvez seja a vantagem que mais enche os olhos dos empresários, inclusive os seus, leitor: a redução de custos. Mas não é somente isso. Investir em sistemas informatizados de cobrança digital significa investir em eficiência. Ou seja, além de gastar menos, você ainda torna o serviço mais preciso e melhor.
Já colocou no papel a conta do quanto tem gastado com cobranças e o quanto a inadimplência tem prejudicado o seu caixa? Considere alterar o formato de executar tal prática para o meio digital e calcule quanto economizará. Talvez se surpreenda.
Cuidados necessários
Contudo, a atenção não deve ser voltada unicamente para as soluções tecnológicas de cobrança. É preciso atentar para os riscos da atividade e evitar sanções judiciais, cujas consequências podem somar negativamente (e drasticamente) à inadimplência e à atual crise econômica que permeia o país — afetando ainda mais o caixa do negócio.
Para ajudar a prevenir possíveis problemas legais, principalmente com relação ao Código de Defesa do Consumidor, reunimos a seguir algumas dicas importantes. Vale salientar que existem regras rigorosas que protegem o cliente, especialmente no que tange à modalidade de cobrança. Fique atento:
- não faça cobranças fora do horário comercial;
- em hipótese alguma, ameace o consumidor;
- jamais elabore frases que denotem coerção ao cliente;
- é proibido constranger o consumidor física e moralmente;
- evite atrapalhar o consumidor no local do trabalho, de descanso ou lazer;
- no caso de ausência do cliente, jamais informe a terceiros acerca da inadimplência;
- não ultrapasse o bom senso por mensagens via redes sociais, SMS ou aplicativos de dispositivos móveis.
Enfim, é juridicamente legal realizar ações para recuperação de crédito, sempre de maneira a observar as normas éticas na comunicação evitando assim riscos financeiros e de reputação.
Empresas especializadas em cobrança digital podem ajudar
Para cuidar de todo esse processo de cobrança digital do seu negócio, você pode contar com o suporte de empresas especializadas e que oferecem soluções e ferramentas tecnológicas — como a PH3A, empresa de tecnologia dedicada a projetar e construir sistemas de informação de diversos segmentos, inclusive recuperação de crédito via plataforma de auto negociação.
Neste post, você percebeu quão importante e necessário é investir em inovação e tecnologia, principalmente para os serviços de relacionamento com o cliente e cobrança digital. As vantagens são diversas e ela ainda consiste em uma estratégia de gestão imprescindível.
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